terça-feira, 1 de março de 2016

Clafoutis de Abobrinha, Tomate Cereja e Queijo Minas



Eu já apresentei aqui uma receita de clafoutis doce, deliciosa por sinal, e também uma outra versão salgada.
Dessa vez segui a receita da Rita Lobo e confesso que gostei mais desse resultado, tem uma bela apresentação, ótimo rendimento e pouquíssimo trabalho.
Além disso a receita pede meu legume favorito, abobrinha!

Clafoutis de abobrinha, tomate cereja e queijo minas 

- 2 abobrinhas pequenas
- 200g de queijo minas frescal (em peça)
- 1 e 1/2 xícara de tomate cereja (cerca de 200g)
- 4 ovos
- 1 xícara de leite
- 3/4 xícara de farinha de trigo
- azeite a gosto
- sal e pimenta do reino a gosto
- noz moscada ralada na hora a gosto
- também usei uma mistura de alho, cebola e salsa desidratados

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC.
Lave bem e corte a abobrinha em meia lua. Faça um x na base de cada tomate e esprema para sair o líquido e as sementes. Corte o queijo em cubos.
Aqueça uma frigideira, coloque um fio de azeite, junte metade da abobrinha, tempere com sal, pimenta do reino e a mistura de alho, cebola e salsa, deixe dourar por dois minutos e retire. Repita com a outra metade.
Em uma tigela bata os ovos ligeiramente, junte a farinha de trigo aos poucos e misture com um fouet até ficar liso. Adicione o leite e tempere com sal, pimenta do reino e a noz moscada.
Em um refratário baixo de 30 cm, distribua os tomates (eu os cortei ao meio), a abobrinha e o queijo em cubos.
Cubra com a mistura de ovos. Leve ao forno por aproximadamente 35 minutos ou até estufar e dourar.

Ele costuma baixar logo após ser retirado do forno, fiquei feliz que o meu clafoutis só baixou ao esfriar.


Ótima semana a todos!!

3 comentários:

  1. Adoro clafoutis salgado, Cristina! E esse da Rita Lobo é delicioso!
    Bj e boa semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde querida!
    Eu amo as receitas da Rita Lobo essa já está na minha lista
    pra fazer e vendo aqui não terei dúvidas.
    Suas fotos estão lindas!

    Bjs, ótima semana! ♥

    ResponderExcluir
  3. Nunca fiz clafoutis salgado, somente o doce, mas a foto parece ser bem mais deliciosa que a versão doce. Gostei muito :)
    beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!