quarta-feira, 25 de maio de 2011

Bolo de banana, tâmaras e nozes!


Olá, sabe quando bate aquela vontade de comer um bolo bem saboroso? mas você sabe que é demais pra comer sozinha,  principalmente quando o filhote torce o nariz para determinados tipos de bolo?! Nessa hora recorremos aos amigos do trabalho que estão sempre dispostos à ajudar...rsrsrs.
Fiz a receita logo após o almoço e tirei pouco antes de ir trabalhar, então ainda estava morno ao chegar lá e exalando um aroma delicioso!
A receita veio do livro Culinária de Todas as Cores - 200 receitas Incríveis de Bolos e Biscoitos, fiquei bem satisfeita com o resultado e com certeza testarei outras opções.Fiz pequenas adaptações que relatei ao lado.

Bolo de banana, tâmaras e nozes

- 400g de bananas (usei 6 bananas maduras)
- 1 colher ( sopa ) de suco de limão (esqueci! mas não fez falta)
- 300g de farinha de trigo com fermento (não uso com fermento e aumentei a quantidade pedida à parte)
- 1 colher (chá) de fermento em pó (usei 3 colheres de chá)
- 125g de açúcar
- 125g de manteiga derretida (usei 100g)
- 2 ovos batidos
- 175g de tâmaras picadas
- 50g de nozes picadas grosseiramente

Para decorar: nozes partidas ao meio e chips de banana (substitui por gotas de chocolate meio amargo e canela em pó)

Modo de fazer:

Amasse as bananas com o suco de limão.
Coloque a farinha, o fermento e o açúcar em uma vasilha.Junte as bananas, a manteiga derretida e os ovos e mexa bem.Incorpore as tâmaras e as nozes picadas.Despeje em uma forma de bolo inglês grande, forrada com papel manteiga, unte as laterais onde o papel não alcança.Decore com as nozes e chipes de bananas - eu joguei gotas de chocolate e salpiquei canela, que na minha opinião casou perfeitamente com o sabor do bolo.
Asse em forno pré aquecido a 160º por cerca de 1h- 1h10, até crescer bem, rachar na superfície e, ao enfiar um palito no centro ele saia limpo.Deixe esfriar antes de desenformar e cortar, se tiver paciência para esperar, eu não tenho! rs...

Bjsss e até a próxima...

Um comentário:

  1. Oi Cris!
    Estou comendo tâmaras por orientação do dotô e achei uma boa solução para variar... seu bolo ficou lindão!
    Minha filhota gosta de tudo, mas está numa fase de bolo de cenoura q já viu...se deixar só como isso. =)
    Trabalho em casa e nem tenho c quem dividir...vou ter q comer sozinha...rs...
    Um bejim procê!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para mim!
Obrigada e volte sempre!